Desde o início do ano, 59 ocorrências de violência contra o idoso já foram registradas em Feira de Santana, sendo a maioria dos casos envolvendo membros da própria família das vítimas.
Os números de 2012 também chamam a atenção. Foram 271 casos, segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana, Cacilda Miranda da Silva. “Dentre essas ocorrências, estão os casos de abuso físico e financeiro, abandono, maus tratos, entre outros”, explica Cacilda.
Na noite de ontem (20), mais um episódio de violência aconteceu em Feira, tendo como vítima a aposentada Esteva dos Santos Queiroz Rosa, de 63 anos, que foi agredida pelo próprio filho no bairro Parque Tamandarí, região do Tomba.
Com várias escoriações pelo corpo, a idosa foi levada para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade, onde ficou em observação depois de ser medicada.
Segundo Cacilda da Silva, as agressões que acontecem no meio familiar representam a maioria dos casos de violência contra os idosos - cerca de 90%. “As agressões ocorrem dentro de casa, onde o idoso deveria estar mais protegido”, disse a conselheira.
Dados do Conselho do Idoso também apontam o bairro Queimadinha como a localidade onde mais aconteceram as agressões no ano passado (13 casos), seguido do Tomba (12) e dos bairros Sobradinho, Feira 10 e Campo Limpo (10 casos em cada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário