MTF’ pode ganhar título de cidadão feirense



Manoel Teles Ferreira (MTF) (na foto de capacete branco, ao lado de Zico Sena) é conhecido pela maioria dos feirenses. “Perambula” pela cidade, trajando capacete de segurança usado na construção civil, paletó e aparentemente sofre de problemas mentais.
Comparece assiduamente aos principais eventos de cunho político, inclusive todas as sessões na Câmara de Vereadores e foi indicado a receber o título de Cidadão Feirense, uma honraria que tem como objetivo reconhecer a excelência de feitos e trabalhos relevantes para a sociedade feirense. MTF é natural da cidade de Santanópolis, a 41 km de Feira de Santana.
Quem defende a contemplação é o vereador Isaias Diogo (PPS), autor do projeto que tramita na Câmara. O mesmo afirma que MTF contribui para o crescimento de Feira de Santana. “MTF desde que chegou aqui já trabalhou na área sindical, na área da construção civil. Por conta disso eu analisei a presença dele em várias sessões na casa da cidadania, nos movimentos sociais, em todas as reuniões e eventos onde o crescimento da cidade é tratado, diferente de outros que representam órgãos e secretarias, que nem moram na cidade e recebem o título e nunca contribuiram nem com um alfinete para a cidade”, protesta o vereador.
Isaias afirma ainda que não acredita que o “Capacetinho”, como é conhecido, seja louco e sim sofre de preconceitos. “Eu o vejo como normal e comparo o MTF às pessoas que falam dele, porque a gente não pode destratar as pessoas, temos que tratar a todos do mesmo modo que gostaríamos de ser tratados. O MTF não tem condições financeiras e esse é um dos motivos dessa polêmica. É uma questão preconceituosa e cultural”, defende o vereador.
O MTF é uma figura emblemática e há várias especulações a respeito de sua origem e história. Lourdes Santana, integrante do Conselho de Igualdade Racial em Feira de Santana, acredita que o MTF que é morador do bairro Campo Limpo assim como ela, é uma pessoa instruída e militante. “Participa de todos os movimentos sociais e fazendo proposta, se ele tivesse problema mental não teria essa capacidade. Ele é engenheiro, quando então prefeito Colbert Martins mandou colocar o calçamento do Campo Limpo em 1976, além disso, é formado também em matemática. E qualquer um de nós pode, de repente, ter um surto, assim como ele”, acredita a militante.

Alguns dos contemplados com prêmio de honraria:

Silvério Silva - cinquenta anos de atuação no rádio.
Edmundo Memeri Dumet - diretor do Presídio Regional de Feira de Santana.
Tenente-coronel André Eduardo Bélico – ex-comandante do Exército.
Sérgio Carneiro – deputado federal e advogado.
Redação Bom Dia FEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA