O Vaticano anunciou que o Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro de 2013. Um porta-voz do Vaticano, disse segunda-feira que o Papa Bento XVI vai renunciar ao seu cargo como chefe da Igreja Católica. Fontes do Vaticano confirmou que o pontífice vai deixar o cargo em 28 de fevereiro, por não ter forças para cumprir os deveres.
Em comunicado, o Papa disse: “Depois de examinar minha consciência diante de Deus, por várias vezes, eu tenho a certeza de que a minha força, devido à idade avançada, não é adequado para o exercício do ministério.”.
“No mundo de hoje, em rápida mudança e profundamente abalado por questões de relevância para a vida da fé, para dirigir o navio de San Pedro e proclamar a Palavra de Deus é a força necessária, tanto da mente e do corpo força, que, nos últimos meses, se deteriorou a tal ponto que eu tive que reconhecer a minha incapacidade de cumprir o ministério que foi confiado a mim “, disse o Papa em sua declaração.
Sobre Ratzinger
Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, 85 anos, nasceu em 16 de abril de 1927 e foi eleito Papa em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.
Durante a Segunda Guerra Mundial ele se juntou a Juventude Hitlerista e foi recrutado como artilheiro de aeronaves. Como o Cardeal passou 24 anos na Congregação para a Doutrina da Fé.
A renúncia dos principais líderes da Igreja Católica não é estranho, mas esta é a primeira vez que isso aconteceu na era moderna. O último papa a renunciar foi Gregório XII em 1415. Ao ser eleito pontífice, Bento XVI tinha 78 anos.
*Com informações da BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário