A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, estabeleceu aumento para salário mínimo, que sairá dos atuais R$ 937 para R$ 979 a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Com a publicação, os benefícios trabalhistas também foram ajustados seguindo o novo valor do mínimo. O Ministério da Fazenda projeta que o valor passe para R$ 1.029 em 2019 e R$ 1.103 em 2020.
Sancionada com vetos
O presidente Michel Temer sancionou a LDO com alguns vetos. A lei estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração da lei orçamentária anual.
Um dos itens exclúídos registrava que o Executivo adotaria providências e medidas, inclusive com o envio de proposições ao Legislativo, com o objetivo de reduzir o montante de incentivos e benefícios de natureza tributária, financeira, creditícia ou patrimonial. A justificativa ao veto é que “o dispositivo poderia tornar ilegal medidas de caráter concessivo que se apresentem prementes ao longo do exercício.”
Outro ponto vetado é o que previa que projetos de lei e medidas provisórias relacionadas ao aumento de gastos com pessoal e encargos sociais não poderiam ser usados para conceder reajustes salariais posteriores ao término do mandato presidencial em curso. O governo argumentou que "a limitação prejudica a negociação das estruturas salariais com os servidores dos três poderes, impondo um marco final curto para a concessão de reajustes salariais”. O texto lembra que muitas vezes reajustes são concedidos de forma parcelada em mais de um exercício fiscal.
O texto sancionado mantém a meta fiscal proposta pelo governo e prevê, para 2018, um deficit primário de R$ 131,3 bilhões para o conjunto do setor público consolidado (que engloba o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais), sendo R$ 129 bilhões para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e R$ 3,5 bilhões para o Programa de Dispêndios Globais.
A LDO também projeta um crescimento real da economia brasileira de 2,5%, taxa básica de juros (Selic) em 9%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5% no ano e o dólar a R$ 3,40 no fim de 2018.
Esta será a primeira LDO a entrar em vigor após aprovação do teto de gastos públicos, que atrela os gastos à inflação do ano anterior, por um período de 20 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA
-
A modelo dominicana Step Feliz causou polêmica ao gravar um vídeo em que agarra mais de 100 pênis de estranhos na rua. A pegadinha levanto...
-
Imagem do facebook Estas imagens são dos homens que morreram em confronto com a Policia que estar gerando polemica nas redes sociais fac...
-
Noite de sábado por vota das 22hs , o jovem . Antônio Carlos de Lima Almeida Júnior conhecido como Maconha, ele era tatuador foi assassina...
-
Na noite de 15 de junho de 2013 (sábado) a polícia registrou mais um homicídio em Feira de Santana/BA. Um homem identificado como Fresedo de...
-
Dois grandes projetos de artistas de Feira de Santana estarão presentes no Natal Encantado 2016. O Concerto Jovens Divas Feirenses e o Con...
-
Um tiroteio assustou moradores na noite desta quinta (17), deixou um morto e outra pessoa ferida na expansão do conjunto Feira IX em Feira...
-
Em tempos de insegurança e medo, o cidadão comum tem encontrado novas formas para escapar da violência do dia a dia. Com o crescimento diá...
-
F oi registrado no município de São Gonçalo , por volta das 00:20hs deste sábado (12/01/2013) na Fazenda Xavant...
-
O condutor da motocicleta Raimundo Ribeiro da Silva Filho, 48 anos, não resistiu e morreu no local, enquanto sua companheira Gilcélia Olivei...
-
O comerciante Marcone Barbosa de Almeida, de 33 anos, morreu depois de ser atingido por um tiro na cabeça na noite desta terça (21) em Fe...

Nenhum comentário:
Postar um comentário