Advogados e Agentes de endemias realizaram manifestação e foi suspensa a sessão na Camara de Vereadores


Cerca de 1.038 agentes comunitários de saúde e 400 agentes de endemias se mobilizam na manhã desta terça-feira (17) no centro da cidade, para protestar a favor de melhorias salariais. Atualmente eles recebem um salário mínimo, R$ 678, mas segundo eles, o Ministério da Saúde manda para os municípios um piso de R$ 950.
“Esse é o sentido da nossa mobilização. Queremos fortalecer o trabalho da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários em Brasília, onde está com um PL (Projeto de Lei) pedindo que unifique o piso salarial de toda categoria”, afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Nelson do Rosário.
Ele acrescentou que a categoria já está na luta há em média seis anos. Os agentes de saúde e de endemias devem ir até a Câmara Municipal de Vereadores e depois se reunirem em frente ao passo municipal.
Roberto Carvalho, que é presidente do Sindicado dos Agentes de Endemias de Feira de Santana, afirmou que essa é a única categoria que recebe um salário mínimo. Ele informou que em outras cidades da Bahia, os agentes de saúde e endemias recebem um valor maior.
“Estamos na luta pelo piso nacional, que deveria ter sido votado em Brasília, mas ele foi travado e está na Câmara sem poder ser votado. Nós somos a única categoria que recebe salário mínimo”, disse.


Presidente da OAB Bahia Luiz Viana discursando na tribuna da Câmara de Vereadores para os presentes.
Os advogados feirenses estiveram na Câmara de Vereadores em manifestação pedindo que seja feito em Feira de Santana uma intervenção federal por uma justiça eficiente e por mais respeito à cidade de Feira de Santana e as prerrogativas da categoria. Com a palavra, o presidente da OAB Bahia Luiz Viana falou que os advogados não aceitam mais a situação da Justiça de Feira de Santana. “Não é admissível que o Tribunal de Justiça não se porte neste estado como a mais alta cúpula do Poder Judiciário. Ele não pode estar agachado a problemas financeiros submetidos ao Poder Executivo”, afirmou. Já o presidente da subseção Feira de Santana Pedro Mascarenhas disse que o objetivo da manifestação não era apenas o de criticar, mas mostrar para a sociedade que uma reformulação é necessária. “Não queremos apenas criticar, queremos sim uma justiça mais efetiva por que a cidade de Feira de Santana merece”, afirmou Pedro.
Com a chegada dos advogados, o resto do pequeno e o grande expediente foram suspensos para que os vereadores pudessem participar da caminhada até o Fórum Desembargador Filinto Bastos em apoio aos advogados. Presente ainda o deputado federal Colbert Martins. Os vereadores Cíntia Machado (PSC), Pablo Roberto (PT) e David Neto (PTN) representando a Câmara acompanhando de imediato a manifestação enquanto os outros vereadores aprovavam um projeto de decreto legislativo. Informações: Bahia na Politica / fotos: Jackson Gomes do Feira TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA