Ministério da Justiça investiga TelexFree após denúncias de diversos órgãos públicos

Roberto Kuelho / BK2


Atividades estão suspensas
A empresa TelexFREE está sendo investigada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça (MJ). Segundo informações do MJ, os motivos seriam possíveis ofensas ao Código de Defesa do Consumidor, como a falta de transparência e boa fé nas relações de consumo. Também será apurada a possível veiculação de publicidade enganosa e abusiva.
O processo foi instaurado após o registro de denúncias de órgãos estaduais e instituições como o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) junto ao Ministério da Justiça. Se as denúncias forem confirmadas, a empresa poderá pagar multa de mais de R$ 6 milhões.
A TelexFree declara que atua no ramo de prestação de serviços de telefonia Voip (pela internet). A empresa atrai divulgadores recebendo investimentos a partir de 289 dólares. Eles compram contas e também atraem outros investidores.
De acordo com o Ministério da Fazenda, a prática de qualquer tipo de pirâmide financeira constitui crime contra a economia popular no Brasil. Pirâmide financeira ou esquema em pirâmide é um modelo comercial que depende basicamente do recrutamento de outras pessoas em níveis insustentáveis. A proposta de início parece rentável e promete ganhos exponenciais, mas no final, os maiores prejudicados são aquelas pessoas que estão na base da pirâmide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA