Manifestantes exigem CPI do transporte em Feira


O movimento que promove uma série de manifestações no Brasil e incita o povo a tomar as ruas em busca de seus direitos protagoniza mais uma ação em Feira de Santana.
Na manhã desta quinta-feira (27) os manifestantes ocuparam a Câmara Municipal para reivindicar a abertura Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte publico que não avançou por não possuir assinaturas suficientes dos vereadores.
Os manifestantes querem a redução da tarifa de ônibus para R$ 1,80 e questionam a situação precária dos veículos e terminais. O grupo quer também que a administração da Casa suspenda o recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (28). O protesto foi acompanhado por prepostos da Polícia Militar e contou com a presença do coronel Adelmário Xavier, comandante do Comando Policiamento da Regional Leste (CPRL).
A manifestação na Câmara foi marcada na tarde da quarta-feira (26) quando ocorreu uma reunião para definir as exigências que seriam pautadas nas próximas manifestações. A estudante secundarista Eslane Paixão disse que a Comissão Parlamentar é urgente. “Serve para investigar o porquê do valor da taxa. A audiência de hoje é uma forma de fugir do tema. A Prefeitura tem que se posicionar”, afirmou uma das diretoras da União de Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
Além das reivindicações sobre o transporte coletivo, outros reclames também foram pautados, com a acessibilidade no município O cadeirante Roberto Sena Trindade, 32, que também pratica basquete adaptado, criticou a falta de equipamentos adaptados em Feira. “É um caos, não existe. Não temos passeio, rampas, vias sinalizadas, nem incentivo a prática de esporte”, reclamou.
O presidente da Câmara, Justiniano França (DEM), após reunião com o grupo, onde diversas pessoas se manifestaram, definiu em conjunto com os manifestantes que irá convocar Comissão de Urbanismo e Infraestrutura para uma reunião com o movimento na próxima sexta-feira (5), quando ainda vigora o recesso dos edis. “Os vereadores estão na cidade e há a possibilidade de convocá-los. Sobre a redução da tarifa, vamos encaminhar os reclames para o Executivo, que tem competência sobre esse tema”, disse o vereador.
                           (Por Hamurabi Dias)
                             Uiliane Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA