“Descansa em paz...”


02/11/2012 
Popularmente existem muitas piadas sobre sogra, algumas até muito pesadas por sinal, mas é justamente pela sogra o sogro, que o senhor Manoel Falcão, 64, dedicou as orações na manhã desta sexta-feira (2), Dia de Finados.
Manoel viveu mais de trinta anos com Rosemare de Freitas Jatobá e Antonio Augusto Guimarães e sempre visita o túmulo dos entes que já se foram. “Foram pessoas muito importantes na minha vida. Convivi muito mais com eles do que com os meus pais. Quase todo domingo vou às missas e sempre peço por eles”, disse.
 
Para José Lessa Alves, 63, resgatar as memórias dos parentes que não habitam mais este plano faz lembrar que a morte é o destino final de todo ser humano. “Todo ano faço visitas frequentes ao túmulo de meu pai, minha mãe e meus dois irmãos. É o destino de nós tidos, mais cedo ou mais tarde”, afirmou.
 
O arcebispo metropolitano D. Itamar Vian disse que o Dia de Finados traz a reflexão sobre o caráter passageiro da vida humana e é voltado também a orações para as pessoas falecidas. “A purificação das almas pode ser abreviada através das nossas orações, por isso é importante rezar pelas pessoas que já morreram”, destacou.
 
Porém não só de orações e saudades é marcado o Dia de Finados. A visitação de muitos parentes aos túmulos movimenta também a economia sazonal, e os floristas tem muitas razões para acordar cedo e montar as barracas em frente aos cemitérios. Flores artificiais e também orgânicas têm bastante saída como ornamento aos jazigos. Os crisântemos são os preferidos entre os visitantes.
 
A florista Francine do Amor Divino tem a expectativa de vender todo o estoque de flores. “As pessoas compram mais as artificiais”, avaliou a comerciante. Já Maria Almeida, florista há 20 anos, além das artificiais não abre mãos das perfumadas flores naturais. “O movimento está começando agora, mas espero vender que não fique nada”, afirmou.
 
No Dia de Findos estão programadas 14 missas nos cemitérios de Feira de Santana. Até o fechamento desta reportagem já foram realizadas três celebrações: 
 
Cemitério Piedade: 08h00 10h00 16h00
 
Cemitério São Jorge: 07h00 09h00 11h00 15h30
 
Cemitério São João Batista: 07h30 10h00 16h00
 
Cemitério Jardim das Flores: 09h00
 
Cemitério Jardim Celestial: 09h00 10h30 15h00
 
(Por Hamurabi Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA