Na primeira parte da pesquisa encomendada pelo Jornal Folha do Estado e o site Bahia na Política, com dados coletados entre 14 e 17 de julho, divulgamos a posição das candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado Federal onde ACM Neto despontou como o preferido, no momento, para dirigir o Estado, e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, despontou na frente para o Senado, acompanhado do ex-governador Jaques Wagner, se a eleição fosse neste mês. Nesta quinta-feira (27) complementaremos a pesquisa com os dados restantes.
A avaliação administrativa de José Ronaldo de Carvalho à frente da Princesa do Sertão obteve 35.6% dos votos entre regular e bom; ótimo e excelente 45.3%. Ronaldo ficou portando com uma aprovação de 80.9%. Ruim 7.2% e péssimo 3.1%, com um resultado negativo de 10.3% e não se manifestaram 8.8%.
O governo Rui Costa foi avaliado positivamente com 47.2%, sendo regular e bom 35% e ótimo e excelente 12.2%. O governo foi avaliado negativamente com ruim 19.4% e péssimo 12.2%, tendo 31.6% de reprovação, enquanto 21.2% não se manifestou.
Um dado alarmante é que 62.5% do eleitorado não lembra em quem votou para deputado estadual, apenas dois anos e meio atrás, um absurdo! Não é muito diferente a aminésia eleitoral no que se refere aos candidatos a deputado federal: 60.3%, até que se esforçaram, mas não conseguiram lembrar em quem votou. É uma lição que deve ser aprendida pelos candidatos, vencedores ou não. Depois do pleito continuarem perto do eleitor. Para deputado estadual os mais lembrados foram Zé Neto (PT - 3.9%); Carlos Geilson (PSDB-2.8%); Targino (PPS-1,1%); Lulinha (DEM - 0.8%). O conjunto de outros candidatos foi de 1,4%. Já os federais Fernando Torres (PSD) ficou a frente com 4.8%; Zé Chico (DEM-2,5); Colbert (PMDB-1,9%); outros no conjunto com apenas 1.5%.
Na pesquisa estimulada para deputado federal, foram apresentados alguns nomes que seguirão 28.1% dos eleitores não votarão em nenhum deles; 18.9% estão indecisos, porém 6% deles, mesmo indecisos, indicaram alguns nomes que poderão receber seus votos; 22.8% pretendem votar branco, nulo ou não comparecer à votação. Os melhores pontuados na pesquisa estimulada foram: Zé Chico com 13,9%; Ronny 11,9%; Marcos Lima com 8,6% e Paulo Aquino com 5,8%.
Para deputado estadual, Carlos Geilson obteve 19.4% de indicações; Zé Neto com 11,9%; Targino com 10%; Tarcizio Pimenta com 4,2%; Ângelo Almeida com 3,6%; Lulinha com 3,6%; Irmão Lazaro com 3,3%; Fernando Torres com 3,1% e Arimateia com 2,8%. Nenhum deles 19,2%. Esse total de definições representa 81.1% dos entrevistados, enquanto 18,9% estão na posição de branco, nulo ou abstenção. Duas escolhas que ficaram bastante comprometidas foram as de Fernando Torres e Irmão Lazaro, pois a mudança de posição dos dois saindo da disputa para deputado federal e buscando vaga para estadual não foi digerida pelos eleitores que ficaram em dúvida quanto a posição que votariam nos candidatos.
Feira TV com informações do Folha do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário