"A estrada fica mais colorida quando não se está sozinho. Cada passo é um avanço. Cada abraço, uma conquista. Respeitar a diversidade é o caminho", foi com essa frase que a Skol lançou em suas redes sociais um material em favor da diversidade. O vídeo no YouTube tem agradado boa parte do público LGBT, mas já gerou polêmica com a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil.
"Não tomo cerveja, mas vou passar a tomar Skol. Parabéns pela iniciativa, parabéns pela campanha. Parabéns aos atores maravilhosos e pela agência que teve essa ideia. Estou emocionado com esse vídeo", disse um internauta.
"Acho que não é possível parar de dar replay neste vídeo! Sem falar nada em momento algum passa uma mensagem forte <3", elogiou outro. "Não precisou de uma palavra pra se tornar um dos comerciais mais bonitos que já assisti!", elogiou mais um usuário do YouTube.
Grupo Gay da Bahia
Contudo, Marcelo Cerqueira, Coordenador Político e Vice-Presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) usou um perfil da instituição no YouTube para criticar a campanha. "O filme mostra uma pessoa com um vestido branco, e pele totalmente branca, cabelos brancos, sem vida e sem a felicidade que sugere quando as pessoas bebem cerveja", escreveu o representante.
"O caminhar não sugere um lugar. Não indica um local de felicidade, de amor, encontro, música e alegria, pessoas vivas, saudáveis, animadas, vivendo. Parece que a pessoa caminha para um calabouço, lembra o filme “crepúsculo” confronto final, porque as pessoas sugerem a impressão de serem mortos vivos", critica um trecho do texto. Veja a íntegra da reação do GGB no YouTube:
Comercial "estranho" somos zumbis?!
Até o início da tarde desta quarta-feira (29), a assessoria de imprensa da Skol não havia se pronunciado sobre a crítica.Salvador, Bahia, 29 de junho de 2016. MARCELO CERQUEIRA.Caros amigos, por favor me perdoem por não concordar com alguns que escreveram “bravo”... “Maravilho” . Esse comercial é horrível! Não me comunicou nada. As pessoas bebem cerveja para se animar, é como se fosse um gole de coragem “tomar uma”, e a cerveja do anúncio tem uma quantidade considerável de álcool que destrava muita gente. Eu tomo cerveja para comemorar, para me divertir com os amigos, com churrasco, no bar molhado da piscina, no isopor da praia, eu tomo cerveja convencional como skol para me refrescar. Bebo cerveja pra ficar “de boa” na “moral”. Cerveja rima com alegria, com festa, com comemoração, com encontro, reencontros, com felicidade. O clipe foi publicado no dia 28 de junho de 2016. A ideia é a seguinte mensagem “ A estrada fica mais colorida quando não se está sozinho.Cada passo é um avanço. Cada abraço, uma conquista. Respeitar a diversidade é o caminho”. Ninguém vive só hoje com as mídias sociais, isso não existe mais. Independente, avançamos muito com isso essas mídias, e isso fez surgir um novo perfil de “sexualidades” ou melhor diversas identidades de gêneros. Para respeitar a diversidade não precisa fazer um caminho escuro, onde não se vê o final, a luz, assim mostra o comercial.O clip inicia mostrando uma pessoa totalmente sem cor, sem vida, sem anima, assustada, andando, mesmo que o visual, tatuagem, passos firmes denotem atitude, o pircing no nariz, nas orelhas, denotem também, mas esse não é um estilo LGBT brasileiro. A nova geração LGBT vem na quarta onda junto com o feminismo, não é assuada e pode ir para qualquer lugar, não tem uma estrada reta para seguir. O filme mostra uma pessoa com um vestido branco, e pele totalmente branca, cabelos brancos, sem vida e sem a felicidade que sugere quando as pessoas bebem cerveja.O caminhar não sugere um lugar. Não indica um local de felicidade, de amor, encontro, música e alegria, pessoas vivas, saudáveis, animadas, vivendo. Parece que a pessoa caminha para um calabouço, lembra o filme “crepúsculo” confronto final, porque as pessoas sugerem a impressão de serem mortos vivos. A pessoa de branco está de costas, vira-se e segue andando e encontrando com mortos vivos, com sombras, e bate-se em alguns deles. Inicialmente ela não se importa, e em um instante uma mulher adianta os passos e pega na mão do “morto vivo” que não esboça nenhuma emoção, continua indiferente, a mulher levanta a mão do morto vivo, ele olha para o lado. Inicialmente, é um ser masculino com uma mulher aparentemente Cisgênero. Ela segura até o final do comercial quando surge uma estrada e outros “seres” se juntam a caminhada segurando tochas de fumaça. Finalmente todos se dão as mãos e entra assinatura da marca.- A clima de indefinição dos personagens não comunica que essas pessoas bebem cerveja, que são vivas, que amam, que paqueram, que se confraternizam com a cerveja.- A skol Beats possui uma quantidade de álcool e geralmente é utilizada em casas noturnas LGBT, onde o ambiente é de dança, música, festa, encontro, namoro, paquera e muita música eletrônica ou não.- A música utilizada para o comercial quer comunicar o que? É uma marcha fúnebre, quer comunicar a ausência de responsabilidade social da marca junto a população LGBT, se for isso, eu acho digno. Mas, a gente gosta das batidas de Madonna, Hung Up, aquela batida inicial que Madonna pediu por bilhete ao grupo ABA, a gente gosta de Beyoncé “Crazy In Love ft. JAY Z” e Rihanna, “Bitch Better Have My Money”, ou embalados com Daniela Mercury, Ivete Sangalo entre outros.- O movimento LGBT escolheu as cores do arco íris para colorir as nossas vidas, nossas vidas são monocromáticas, mesmo diante da LGBTfobia.- O comercial destoa dos demais, ainda mais do atual ON com um cantor cearense que se intitula de Safadão. Para este comercial a produtora deu vida, cores, falas, música, ambientes vivos e coloridos, brincadeiras, sugerindo felicidade, encontros, alegrias e beleza. Queremos isso! Porque somos, assim. Marcelo Cerqueira, Grupo Gay da Bahia (GGB). ggbbahia@gmail.com
BK2
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