Médicos do HEC confirmam paralisação na próxima terça

Uma reunião foi realizada na tarde de hoje com representantes da Sesab
Os médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC) confirmaram na tarde de hoje (02) que haverá uma paralisação na próxima terça-feira (7) por conta de atraso nos salários dos meses de março, abril e maio de 2015.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM), o médico pediatra, Lucas Nonato, informou que a Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade, empresa terceirizada que administra o hospital, alega que o repasse não está sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

"Em cinco anos de HEC, a Liga já é a quarta empresa que está na administração do hospital. Estamos em junho e ainda não recebemos o mêos de abril. A situação está insuportável e não há uma perspectiva de solução", lamentou.

"Consideramos uma medida extrema parar o atendimento, mas a situação está insustentável e precisamos mudar este quadro", completou.

Ainda segundo Lucas, cerca de 110 médicos estão com os salários atrasados. Ele disse ainda que, no quadro, há médicos sem receber o salário referente a julho de 2012 e utros referente a maio de 2015, quando outras empresas estavam a frente da administração do hospital.

Os médicos afirmaram em carta aberta que serão realizados apenas atendimentos de casos graves com risco de morte na emergência pediátrica. Acrescentando que estão suspensas as consultas ambulatoriais nas diversas especialidades pediátricas e transferências de pacientes de outras unidades do estado, para UTI’s pediátricas, UTI neonatal, enfermarias e emergência do hospital.

Em resposta à carta aberta dos médicos, o hospital divulgou uma nota:

NOTA À IMPRENSA

A diretoria do Hospital Estadual da Criança (HEC) informa que:

1) sobre os honorários médicos referentes às competências de Março e Abril/2016: o honorário médico de março de 2016 foi quitado em maio do mesmo ano, seguindo a cronologia do repasse do contrato feito pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). Já os honorários de abril/2016 serão repassados imediatamente após a SESAB realizar o pagamento desta competência. A previsão para pagamento é nesta sexta-feira, dia 03/06/16;

2) sobre os honorários médicos referentes aos meses de julho de 2012 e maio de 2015: estes honorários em aberto são referentes a gestões anteriores à Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI). O representante da SESAB esclareceu, em reunião realizada hoje pela manhã (2/06), a situação referente a essas pendências e apresentou um plano de ação para resolução das mesmas.

Ratificamos que a LABCMI, no exercício de sua missão de assistir às crianças da Bahia, tem em seu corpo clínico um dos seus maiores ativos e luta para manter um relacionamento sincero, transparente e respeitoso. Posto isto, solicitamos à liderança deste movimento que sensibilize o corpo clínico do HEC no sentido de suspender uma eventual parada do atendimento e aguarde a reunião com a SESAB, com o objetivo de tentarmos construir uma solução com menor prejuízo possível ao paciente.

Atenciosamente,
Direção do Hospital Estadual da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA