Eleições: pela segunda vez, Feira terá candidata à prefeita

PSOL apostará em uma mulher para chegar à prefeitura. A primeira vez ocorreu nas eleições de 96.
O pré-candidato à vice-prefeito pelo PSOL em Feira, Fernando Barbosa. (Foto: Taiuri Reis)
As eleições municipais 2016 em Feira de Santana terá a participação de uma mulher na disputa à prefeitura. Trata­se de uma professora que será candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), cujo nome ainda será definido e oficializado em Convenção Eleitoral, prevista para acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto.

Daniela Ferreira e Sidineia Pedreira disputam a vaga, tendo como pré-candidatos à vice o também professor e ex-petista, Fernando Barbosa "Tio Fê" e o servidor público estadual Thiago Firmino.

Contrariando aqueles que esperavam ter novamente a opção de votar para prefeito no "Rasta", como ficou conhecido o professor Jhonatas Monteiro, sensação das eleições em 2012 quando terminou como o terceiro mais bem votado e à frente do então prefeito Tarcízio Pimenta, que almejava a reeleição à época – o Rasta teve as contas referentes à 2012 reprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, o PSOL apostará todas as suas fichas em uma mulher para forçar um segundo turno e vencer o atual prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), candidato natural à reeleição.

Para alguns, a aposta pode até surpreender. Mas de acordo com o diretório municipal da legenda, a escolha de ter uma mulher na disputa já é, por si só, um desafio à ser vencido já que eles não tem a intenção de coligarem com outros partidos.

— A tendência é disputarmos as eleições na majoritária (prefeito e vice) e proporcional (vereadores) com uma candidatura própria, que inicialmente não deve ter coligações. Há uma dificuldade em buscar o cociente eleitoral, isto é fato. Porém, no somatório, além do Jhonatas que este ano será candidato à vereador, podemos eleger mais outro sem ter a necessidade de coligarmos. Pois, chegou a hora das minorias governarem juntas com seus governantes — afirmou Tio Fê, membro do diretório municipal do PSOL, em entrevista exclusiva aoJornal do Meio-Dia (Princesa FM 96,9).

Ainda segundo ele, "a escolha por uma mulher não se resume única e exclusivamente ao pleito, já que além de lançar também mulheres na disputa à Câmara Municipal, o partido passa à ser liderado na cidade, nos próximos dois anos, pela bióloga Rafaela Sousa".

Segunda candidata

Será a segunda vez na história política da cidade que o sexo feminino concorrerá ao cargo. A primeira vez ocorreu nas eleições de 1996, quando Cristiane Fernandes disputou a cadeira de prefeita. Na época, ela era apontada como 'candidata laranja', que seria estimulada ou patrocinada por outros postulantes ao cargo visando intimidar os adversários e ficou conhecida pela saudação que fazia ao final de cada propaganda eleitoral na televisão: "Um beijo, Feira!".

Mais de meia dúzia de candidatos disputaram o primeiro turno naquele ano em que se tornara prefeito o professor José Raimundo de Azevedo, que assumira com a renúncia de João Durval Carneiro para ser candidato à governador em 1994. Ou seja, há exatos 20 anos quando aconteceu o último segundo turno eleitoral no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA