“Eu tenho mais de 40 anos e se o prefeito transformar o povoado em bairro, agente vai perder nossos benefícios, eu não vou ter mais aposentadoria”, disse a trabalhadora rural, Marinalva Ferreira de Jesus.
O secretário Municipal de Comunicação, Valdomiro Silva, informou que não seria possível o prefeito receber o Sindicado dos Trabalhadores Rurais nesta segunda-feira porque ele estava participando de um seminário sobre os limites entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. O secretário disse também que não foi agendada nenhuma audiência pública com os trabalhadores.
“Respeitamos o direito de manifestação, mas não havia nada agendado com os trabalhadores para esta segunda-feira. O prefeito pode receber a comissão na próxima quarta-feira, ás 18h”, disse Valdomiro Silva.
A representante do sindicato, Conceição Borges, disse que durante uma reunião há cerca de um mês, no povoado de Mantiba, no distrito de Jaíba, os trabalhadores deram uma série de sugestões ao prefeito.
“Uma elas é que o prefeito crie uma comissão com representantes dos trabalhadores, da Câmara Municipal, da prefeitura e de entidades de ensino para fazermos um estudo imediato na zona rural, porque não podemos impedir a urbanização, mas precisamos discutir isso para que o povo não vire um rebanho de favelados. O prefeito nunca chamou o sindicato para colocar isso em prática”, disse.
O projeto,que cria seis novos bairros em Feira de Santana, localizados na zona rural, foi aprovado na Câmara Municipal no dia 19 de junho deste ano. O prefeito afirmou que a cidade cresceu muito e, por isso, necessitou da aprovação desse projeto. Ele assegurou que os trabalhadores rurais não vão perder seus direitos, mas os moradores da zona rural procuraram orientação, inclusive no INSS, e constaram que serão prejudicados futuramente com a mudança.
Foram criados: Cis Norte (do acesso ao distrito Maria Quitéria até o limite com Santa Bárbara), Pedra Ferrada (próximo ao bairro Asa Branca), Mantiba (próximo ao distrito Matinha), Registro (próximo ao distrito Jaíba), Chaparral (ao lado do bairro Subaé) e Vale do Jacuípe (trecho da BR-116/Sul até a BA-052 - Estrada do Feijão).
Fotos Feira TV e Informações do repórter Paulo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário