Anatel promete amenizar problemas de telefonia em Feira


As operadoras de telefonia móvel não tem prestado o serviço prometido. Entram em um mercado competitivo, ofertam promoções, mas não oferecem suporte a demanda. O resultado disso é indisponibilidade na hora de executar ligações e queda de sinal: um total descontrole que deixa os consumidores cada vez mais insatisfeitos.
O gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na Bahia, Fernando Ornelas, explicou que existe uma determinação do órgão fiscalizador exigindo que só sejam comercializados serviços que a operadora tenha capacidade de atender. O não cumprimento da exigência acarreta em suspensão de serviços, como ocorreu com a proibição da venda de novos chips das operadoras TIM, Claro e Oi.
Mesmo com coerção da Anatel, as operadoras não acharam uma forma de proporcionar qualidade aos seus clientes e as reclamações permanecem. Ornelas veio ver de perto o problema enfrentado pelos feirenses e marcou para o início de dezembro uma reunião com os representantes das operadoras para solicitar providencias.
Tarifas - Segundo Ornelas, é de interesse da Anatel baixar as tarifas de celulares e abolir a assinatura básica do telefone fixo. Mas a proposta esbarra nos interesses governamentais, pois este arrecada bilhões nesse serviço.
Área de cobertura - A obrigação que as operadoras têm é de acordo com a demanda. Em muitos povoados em que não têm demanda, a operadora não é obrigada a cobrir, é por isso que alguns municípios não possuem sinal. Com a entrada do sistema 3G, deve-se atender no mínimo 80%.
Orelhões - Existe um compromisso assinado entra a Oi e a Anatel, a qual a operadora tem que disponibilizar até 80% da frota de tubos em todo o território brasileiro e restaurar os orelhões até 31 de dezembro de 2012 e até lá as ligações para telefone fixo serão gratuitas.
Em breve os orelhões de todo o Brasil contará com o serviço wi-fi, disponibilizados 15 minutos diários gratuitos para qualquer usuário. A cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, já possui o serviço.

                                                                              (Por Uiliane Macêdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA