Debate do grupo Folha marcado por propostas e sem ataques
Com a ausência de José Ronaldo, os candidatos apresentaram seus programas de governo
Crédito: Guilherme Andriani/Folha do Estado
Tido como um dos assuntos mais debatidos nasredes sociais, o debate com os prefeituráveis deFeira de Santana realizado na noite de terça-feira(28), pelo grupo Folha do Estado e transmitido aovivo pela TV Geral foi marcado por tranqüilidade ediscussões pacíficas reduzidas a apresentação depropostas. O evento contou com a participação damaioria dos candidatos, a exceção ficou por contado democratas José Ronaldo.
No primeiro bloco foram apresentadas perguntasde instituições de representatividade na sociedade.Através de sorteio, o primeiro candidato a responder foi Adelmo Menezes (PPL). Cadacandidato teve o tempo de 1’30’’. Seguindo a mesma seqüencia, foram apresentadas perguntasrealizadas por membros da imprensa. Neste, o primeiro a responder foi o prefeiturável José Neto (PT). As perguntas foram direcionadas para os setores mais carentes da cidade como saúde, trânsito, meioambiente, indústrias e realização de novas obras.
Já no segundo bloco, cada candidato fez uma pergunta ao outro através de sorteio. Em seguidapuderam realizar perguntas direcionadas a outros prefeituráveis. As perguntas foram de temas livrese os mais abordados foram o desenvolvimento da cidade, a educação no município, a saúde epolíticas públicas para os jovens feirenses.
O terceiro bloco foi marcado por questionamentos feitos pelos eleitores. As perguntas foramapresentadas por ordem alfabética do nome do eleitor e não foi direcionada a nenhum candidato. Oscandidatos foram sorteados para responder às perguntas. O momento foi propício para a explanaçãode projetos, como melhoria na mobilidade urbana, distribuição de tablet para alunos de escola públicae organização do comércio no Centro de Abastecimento.
A apresentação dos planos de governo dos candidatos aconteceu no quarto bloco. O primeiro foi ocandidato José Neto, que tratou sobre a reativação do aeroporto João Durval Carneiro e ações naeducação, saúde e mobilidade urbana. Posteriormente, o candidato Jhonatas Monteiro que anseiainverter a lógica da cidade, participação ativa da população nas decisões e melhorias no transportepúbico. Em seguida foi a vez de Adelmo, que apresentou proposta contra a reeleição. Por vez,Tarcízio promete continuar investindo no social, educação, saúde e ter o poder de governar porquatro anos.
Finalizando o debate, o quinto bloco cedeu aos candidatos o tempo de 1’30’’ para que fossemrealizadas as considerações finais. Na oportunidade, o petista José Neto criticou a ausência de JoséRonaldo e pediu a confiança dos eleitores. Adelmo Menezess garantiu está preparado paraadministrar a cidade. Jhonatas Monteiro saudou aqueles que acompanharam o debate e afirma lutarpelo piso salarial e plano de carreira dos professores. E Tarcízio afirma ter sido vítima de traiçãopolítica e justifica que está isento de processo criminal e civil. Os candidatos foram unânimes aoavaliarem como positivo a realização do primeiro debate de Feira de Santana em tempo real.
Ausência
O candidato José Ronaldo de Carvalho (DEM) não compareceu ao debate com os prefeituráveis.Mesmo com a presença do seu assessor na reunião entre os assessores dos candidatos e a direçãodo grupo Folha, o candidato justificou sua ausência, através de uma carta assinada por seupublicitário, na última segunda-feira (27), argumentando compromissos agendados previamente.
A ausência de Ronaldo foi criticada pelo prefeituravel Tarcízio Pimenta (PDT), que entendeu comodemonstração de falta de respeito para com a população. “É lamentável que essa bancada (sereferindo ao local reservado para o candidato) esteja vazia com tantas coisas importantes paradebater. Acredito que foi por medo”, afirma Tarcízio.
Os demais candidatos, porém, ignoraram a ausência de José Ronaldo de Carvalho, no entanto nopenúltimo bloco, o candidato do PT, José Neto, também criticou a ausência do democratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário