Proibição da guerra de espadas gera protesto em Senhor do Bonfim

Manifestantes realizaram caminhada nas ruas da cidade, onde a prática é realizada todos os anos, no dia 23 de junho.
Espadeiros e moradores de Senhor do Bonfim, no Recôncavo Baiano, realizaram ontem (23) um protesto contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de proibir a realização da tradicional "guerra de espadas" no município, conforme o G1. A prática acontece todos os anos, no dia 23 de junho, durante o São João.

Os manifestantes realizaram um caminhada passando pelas ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, onde acontece o percurso da "guerra de espadas". "Foi um ato da população contra essa decisão judicial que é precipitada. A guerra de espadas é uma tradião que tem quase um século e representa a identidade da cidade nessa época do ano", destacou Darlan Valverde, presidente da associação de espadeiros da cidade.

Além de vetar a "guerra de espadas", a Justiça também suspendeu a lei municipal que tornava a prática um patrimônio cultural e imaterial da cidade. Quem descumprir a medida pode ser preso e pagar multa de até R$ 10 mil.

A decisão atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), que considera a prática uma atividade perigosa e que já havia recomendado à prefeitura do município que não promovesse, preparasse, apoieasse ou cooperasse com a execução da guerra de espadas na cidade.

Os espadeiros, no entanto, discordam do MP-BA. "Embora tenha o nome de guerra, trata-se de uma prática pacífica. Temos dados médicos que comprovam uma diminuição, ao logo dos anos, de queimaduras nos participantes. Além disso, nunca tivemos dados de óbito durante o percurso. Lamentavelmente, vamos ter que acatar a decisão da Justiça, mas já entramos com recurso para reaver essa medida", destacou Valverde.

A guerra de espadas havia sido declarada como patrimônio cultural e imaterial da cidade no início de junho, quando a prefeitura sancionou sancionou o projeto de lei sobre a prática. A proposta já havia sido aprovada por unanimidade, no final de maio, pela Câmara de Vereadores da cidade.

A medida, no entanto, dividiu opiniões na cidade, porque alguns moradores defendem o fim da prática por conta dos perigos de queimaduras nos participantes. No São João de 2016, ao menos 19 pessoas tiveram ferimentos no município.

Na quarta-feira (21), um homem foi preso em flagrante e 105 espadas foram apreendidas em Senhor do Bonfim. De acordo com a Polícia Civil, a prisão e apreensão ocorreram durante operação conjunta com o MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA