Estamos preparados para a visita de extraterrestres?

Antes do iminente lançamento do filme A Chegada nos cinemas de metade do mundo, o Space.com conversou com Seth Shostak sobre o impacto da humanidade ser visitada por uma civilização extraterrestre. A conclusão dele é que não estamos preparados para isso.
Cartaz do filme “A Chegada”.

Conversar com esse astrônomo, o rosto mais conhecido do SETI Projects, nos causou um pouco de inquietação. Shostak não tem papas na língua. Há alguns anos, ele culpou os políticos pelo nosso isolamento galáctico, voltando a fazer isso nessa ocasião. Segundo ele, nosso mundo não tem sequer um líder com o qual os alienígenas podem negociar, o que desencoraja a comunicação.

Shostak acredita que uma visita alienígena ocorreria em ondas, por exemplo, colocando várias naves simultaneamente em Moscou, Pequin, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Nova Deli e São Paulo (para citar algumas das grandes cidades). Nesse cenário, a humanidade não estaria pronta para fazer causa comum contra o perigo global. Em vez disso, haveria uma concorrência internacional para ver quem adquire mais conhecimento (intenções, armas, tecnologia) mais rapidamente.

Shostak afirma que os astrônomos têm protocolos sobre como agir no caso de um sinal de rádio promissor surgir do espaço, embora os russos afirmem que algo assim já ocorreu há alguns meses. Um exemplo claro da competição da qual falamos no parágrafo anterior. Portanto, tendo em conta o que ocorreu no passado, Shostak está cauteloso sobre a implementação de protocolos internacionais.

Ver as imagens

Seth ganha o Prêmio Carl Sagan

Ele também acredita que o governo americano não tenha protocolos para a visita de uma civilização alienígena, mas quem sabe o que os militares têm planejado no Pentágono durante todos esses anos? Nas décadas de 20 e 30, eles criaram um plano de invasão ao Canadá, caso entrassem em guerra com o Reino Unido.

O que é mais preocupante, no entanto, são nossas chances de sobreviver a uma invasão alienígena hostil, avalia Shostak. “Se eles são capazes de atravessar a galáxia, sua tecnologia seria muito mais avançada do que a nossa”. A desigualdade do confronto seria algo semelhante a uma batalha entre as legiões romanas e um exército moderno.

Em termos de histeria coletiva, que certamente poderia ocorrer em um evento do tipo, Shostak acredita que o impacto psicológico seria tremendo. Mas será que veríamos vandalismo e motins em nossas cidades. A resposta dele foi um pouco indecisa: “teríamos que esperar para ver”.

Esperamos não ter que descobrir o que aconteceria caso uma enorme nave alienígena pousasse no nosso planeta. Caso aconteça, vamos torcer que os extraterrestres sejam pacíficos e tenham interesses astrobiológicos apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA