Tragédia que arrasou Coração de Maria completa 08 anos

Para contar e recordar do fenômeno que destruiu praticamente boa parte do o município Coração de Maria em 2008, o Site Coração Noticias relembra “08 anos do Vendaval em Coração de Maria

Uma imagem que muitos marienses não vão apagar da memória é o vendaval que destroçou o município em 2008. O medo, a angústia e a dor da perda só quem presenciou o fenômeno sabe descrever.

Os resultados disso foram: 12 famílias desabrigadas, 90 % das casas foram atingidas, prédios públicos danificados, derrubando até muro do estádio o caso mais grave foi o desabamento que feriu dona Inácia Silva, com fratura no braço e lesão na cabeça e outras duas pessoas com ferimentos leves.

Conta a ex prefeita, Neuza Santos, à época, que aquela noite de 30 de novembro de 2008 não será esquecida. “Era uma noite muito quente e de repente começou aquele vento. Depois que passou só se via pelas ruas as folhas de amianto espalhadas pelo chão e as pessoas gritando pelas ruas, pedindo socorro”, lembra.



Além dos prejuízos materiais, muitas pessoas tiveram ferimentos, o recomeço ficou a cargo de toda a comunidade e dos governantes da época, como do ex-prefeito, Diego Coronel que ganhou as eleições e assumiu o município no ano seguinte.


Segundo uma vítima da tragédia, ainda hoje lhe corta o coração lembrar aquele dia. “Nunca me esqueço daquele vento e as telhas caindo, quando cheguei no hospital Ângelo Coronel, já tinhas várias pessoas sendo atendidas, foi uma desgraça. Para reconstruir tudo que foi perdido tivemos um trabalho árduo e penoso, mas todos se uniram para ajudar. Deus ajudou nós também, porque Coração de Maria, daqueles tempos pra cá, cresceu muito e nós ficamos satisfeitos de ter feito o que poderíamos fazer naquela oportunidade”, enaltece.


A então prefeita, Neuza Santos , lembra do desespero das pessoas, da cidade às escuras e sem comunicação. “Realmente foi uma tragédia, um tornado que durou apenas oito minutos, mas que parecia o fim do mundo. Nunca vi tanta solidariedade da região e conseguimos reconstruir Coração de Maria. Vivíamos na época com muitos pontos negativos no município, mas não desistimos e conseguimos, que o grande recomeço”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA