Lázaro Ramos rejeita homenagem do Senado

Um dos agraciados com a “Comenda Abdias Nascimento” em 2016, a ser entregue este mês, Lázaro Ramos decidiu não aceitar a homenagem. Em email enviado na última sexta-feira (4) à comissão do Senado responsável por escolher os homenageados, o ator informou que neste momento do país não se sente “confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”.
Escreveu o ator: ''Recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Criada em 2013 para homenagear os que “contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira”, a comenda é entregue, em novembro, em data próxima ao Dia da Consciência Negra (20), a cinco pessoas ou organizações.

Este ano, a terceira edição escolheu, além de Lázaro Ramos, o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, a atriz Zezé Motta e, in memorian, o músico Naná Vasconcelos (1944-2016). A reunião que decidiu os agraciados foi realizada no último dia 14 de junho.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão da Comenda Abdias Nascimento, divulgou a mensagem recebida por Lázaro Ramos em seu site, dizendo que a respeita. Escreveu Lázaro:

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.

Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.

Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.

Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Procurado pelo blog, Lázaro Ramos confirmou as informações divulgadas pelo senador Paim.


                                                                                                                             Informações do Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA