Passageiros de ônibus assaltado convenceram o bandido a se entregar

Neivaldo Conceição Silva, 33 anos, apontado pela polícia como o homem que assaltou pessoas em um ônibus executivo na tarde desta sexta-feira (9), em Ondina, foi convencido por um passageiro a se entregar. O suspeito passou cerca de 20 minutos dentro do coletivo mantendo os reféns sob a mira de um revólver, mas terminou se entregando, por volta das 16h30.

Segundo a cobradora do ônibus, que pediu para não ser identificada, quando o coletivo parou na sinaleira das Gordinhas, em frente ao Isba, foi cercado por diversas viaturas. Nesse momento, o bandido tentou obrigar a cobradora a descer do veículo com ele, mas foi convencido por um dos passageiros a descer sozinho.


"Ele (bandido) estava muito agitado e quando percebeu que o ônibus estava cercado por viatura, ficou me chamando. Ele dizia: 'venha, cobradora. Venha, eu só vou descer com você', mas eu não fui. Um passageiro começou a conversar com ele, dizendo que ele estava cercado, que o melhor era se entregar e ele acabou fazendo o que o rapaz disse", contou a mulher.

O assaltante foi preso por policiais militares da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) e levado para o Grupo Especial de Repressão a Roubo de Coletivos (GERRC), na Baixa do Fiscal. Essa não foi a primeira vez que ele foi preso. Segundo a assessoria da PM, Neivaldo tem outras três passagens policiais também por roubo a coletivos.













Ação da polícia e objetos apreendidos (Fotos: Almiro Lopes)


Assaltante estava na Rodoviária
O ônibus executivo deixou o Aeroporto Internacional de Salvador às 14h55 para a primeira viagem da tarde com destino a Praça da Sé - o mesmo trajeto de todos os dias. Quando chegou na Rodoviária alguns passageiros saltaram e outros entraram no coletivo, entre eles estava o homem que alguns minutos depois deixaria os passageiros em pânico.


Neivaldo estava vestido com uma camisa social branca, calça jeans e carregando uma sacola de papel nas mãos. Dentro do pacote, um revólver calibre 38. O veículo seguiu viagem com normalidade até a Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, quando o bandido resolveu anunciar o assalto.


A designer de interiores Cláudia Campos, turista do Rio de Janeiro, estava sentada na cadeira atrás do assaltante. "Ele levantou e anunciou o assalto. Mostrou a arma e começou a recolher os pertences dos passageiros. Ele pedia celulares e relógios. Eu dei a ele o dinheiro que tinha no bolso e ele passou para a cadeira seguinte. Foi assaltando os passageiros da frente para o fundo do ônibus", contou.

O bandido usou a mochila de umas das vítimas para pôr os produtos roubados. Uma das passageiras se recusou a entregar a bolsa e o assaltante ficou nervoso. Segundo as testemunhas ele xingou a mulher diversas vezes e tentou tomar a bolsa à força. "Eu fui até lá e tive que pedi a ela que entregasse a bolsa para ele", afirmou a cobradora.




Ônibus roubado é executivo (Foto: Almiro Lopes/


Passageiro avisou a polícia
O assalto começou no final da Av. Manoel Dias da Silva e o bandido continuou recolhendo os pertences dos passageiros até o Rio Vermelho, quando uma viatura foi acionada por um dos passageiros. Segundo as testemunhas, um dos homens que estava sentado nos primeiros bancos do ônibus aproveitou uma distração do assaltante e colocou a mão para fora do coletivo.


"Ele esperou o bandido se afastar e abriu a janela. Quando viu uma viatura ele acenou com a mão. Os policiais perceberam vieram atrás", contou a cobradora.


A viatura começou a seguir o coletivo nas imediações do supermercado Bompreço, no Rio Vermelho, e seguiu até o cruzamento entre a Avenida Oceânica e a Rua Adhemar de Barros, em Ondina. "A viatura veio o tempo todo atrás do ônibus. Eu vi pelo retrovisor e também fiz um sinal. Eles esperaram a gente parar na sinaleira, no semáforo em frente as Gordinhas de Ondina, e cercaram o carro. Foram muitas viaturas", contou o motorista.

Os passageiros disseram que Neivaldo ficou nervoso quando percebeu que estava cercado. Foram mais de 20 minutos de tensão durante a negociação. No final, o assaltante deixou a arma e os pertences roubados no fundo do carro, caminhou até a porta e se entregou a polícia. Ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA