Rodoviários anunciam greve a partir da próxima terça (31)

Na próxima segunda (30) haverá uma última reunião para possíveis negociações.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs) publicou nesta sexta-feira (27) o edital de greve. Sem avanços nas negociações com a classe patronal, o sindicato deflagrou a greve, que deve ter início na próxima terça-feira (31).

Em entrevista ao De Olho na Cidade, o vice presidente do Sintrafs, José de Souza, informou que haverá uma reunião na próxima segunda-feira (30) com representantes das empresas Rosa e São João. Souza disse ainda que o sindicato está aberto para possíveis propostas e para solução do problema do transporte público em Feira de Santana.

"Se sair alguma proposta durante esta reunião nós vamos levar para uma assembleia e o trabalhador vai decidir. Se não houver proposta, como aconteceu até o momento, Feira de Santana vai amanhecer se ônibus na terça", disse.


José de Souza - Vice presidente do Sintrafs

José de Souza informou que 100% da frota dos ônibus da cidade podem parar.

Ainda segundo ele, as empresas alegam prejuízos, entre elas o número de passageiros que é abaixo do que consta no edital de contratação. Os rodoviários querem reajuste salarial de 15%, reposição de horas-extras em 100%, mais contratações no quadro funcional, plano de saúde familiar. Nenhuma destas propostas foram discutidas durante as negociações.

"Nós entendemos que quando a gente não quer que algo aconteça é tentado alguma solução, mas eles não estão apresentando nenhuma alternativa para que isso seja evitado", lamentou.

Como determina a legislação, o sindicato publicou o edital de greve com 72 horas de antecedência. "Já publicamos no edital, já comunicamos as empresas e a prefeitura, juntamente com o secretário de Transporte e Trânsito".

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, diz que acredita no bom senso de ambas as partes. "Até onde eu sei a janela de negociação ainda não está fechada. Vamos aguardar a reunião de segunda que será dada a decisão final". Boaventura garantiu que representantes do governo municipal vão acompanhar a reunião.


Pedro Boaventura - Secretário municipal de Transporte e Trânsito

Em relação a alegação de prejuízo por parte das empresas, o secretário afirma que o número atual de passageiros registrados pelas empresas é abaixo do que consta no edital, mas ele acredita que esse número irá aumentar gradativamente.

De acordo com o edital, a greve terá início a partir das 00:01h do dia 31 de maio.
      Feira TV com informações: De Olho na Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA