Criança precisa de doação de medula urgente



Garoto está internado no Hospital da Criança

Foi internado na quinta-feira (25) o menino João César de Medeiros Neto, de 13 anos, no Hospital Estadual da Criança (HEC), com febre e sangramento na gengiva, além de um inchaço no cotovelo, do qual se retirou meio litro de secreção, segundo sua mãe, Adriana Batista de Jesus. O quadro se deve à baixa imunidade, devido ao agravamento de uma aplasia medular, que faz com que João César precise com urgência de uma doação de medula óssea.

O irmão do garoto, José Adriano de Jesus Medeiros, de 11 anos, seria um doador 100% compatível. Mas, ao realizar os exames que precedem a doação, descobriu-se que ele também é portador da doença. Ambos precisam de doação de medulae sangue, mas o mais velho está com o caso mais intensificado.


Aplasia medular é uma doençarara, caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença, o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória as células que compõem o sangue.

Adriana conta que toda semana tem de levar João Césarao HECdevido asangramentos. Ela pede apoio à população para que faça o teste de compatibilidade a fim de doar medula e salvar a vida de seus filhos. O transplante de medula será feito no Hospital das Clínicas, em Salvador, pois em Feira de Santana não é feito este tipo de procedimento.

QUASE TODO MUNDO PODE DOAR

Para se tornar um doador de medula óssea, basta estar saudável e ter entre 18 e 55 anos incompletos.Quanto mais pessoas se cadastrarem para doação, melhor, para que se encontre o tipo compatível.A medula se recompõe em apenas 15 dias.

Os interessados devem se dirigir à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA),ao lado da Emergência.Para maiores informações, o telefone de lá é (75)3221-6888. Também é possível entrar em contato com a mãe das crianças, Adriana, através do telefone (75) 8254-9093.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA