Ângelo fica no PT, mas abdica do CIS e quer disputar prévias

O ex-vereador desistiu de abrir mão da disputa em favor do deputado Zé Neto
Ângelo na Câmara: a eleição para vereador foi a única vitória que obteve nas urnas pelo partido até hoje (foto: Reginaldo Tracajá)

Após o anúncio da desfiliação de Sérgio Carneiro, uma outra notícia sacode ainda mais o PT e as eleições de 2016. Ângelo Almeida, que já foi vereador pelo partido, disse à Tribuna Feirense que entregaria nesta terça-feira um ofício ao diretório municipal, colocando-se como pré-candidato em prévias que ele deseja que o PT realize para escolha do nome que vai disputar a prefeitura no próximo ano.

Ou seja, ele quer o lugar que todos pensavam já estar reservado para o deputado estadual Zé Neto, líder do governo estadual na Assembleia Legislativa. Em outubro passado, Zé Neto conseguiu finalmente ser o mais votado em Feira para deputado estadual, entre todos os partidos. Dentro do PT, foi o mais votado na Bahia, como já ocorrera em 2010. Ângelo, ao contrário, não conseguiu se eleger deputado estadual, como não conseguira em 2010.

Diante dos resultados, até o início do ano Ângelo dizia concordar com a tese de que Zé Neto era o candidato. Mas a eterna insatisfação de grande parte dos petistas feirenses com o espaço que possuem para participar do governo o fez mudar de ideia. Tanto que acaba de recusar a direção do CIS, que lhe foi oferecida recentemente. Disse que lá seria uma “rainha da Inglaterra”, que não mandaria em nada, porque não poderia sequer nomear a própria equipe. Não poderia tirar os que lá estão, indicados por Zé Neto.

Em 2012 (eleições municipais) e 2014 (eleições estaduais), o PT abandonou a tradicional prática de prévias para escolha de candidatos. O discurso era de que elas desuniam o partido, devido às mágoas que restavam após o embate entre os que postulavam a candidatura. Mas segundo Ângelo, a recusa das prévias não é uma diretriz oficial definitiva. Elas podem ser realizadas por decisão de dois terços do diretório, o que ele acredita que consegue obter. Afinal, o deputado Zé Neto perdeu a eleição no diretório municipal quando elegeu-se o presidente atual, Aécio Moreira, candidato identificado justamente com Ângelo Almeida e todos os que internamente se opõem à liderança do deputado.

Comparando a própria situação à de Pablo Roberto e Sérgio Carneiro, que optaram por deixar a legenda, Ângelo avisa: “Não pense que vamos sair não. Vamos reverter no PT por dentro”.



Tribuna Feirense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA