CENTRO DE COMUNICAÇÃO VAI DESCONGESTIONAR CHAMADAS DE EMERGÊNCIA EM FEIRA


O Centro Integrado de Comunicação (Cicom), inaugurado nesta segunda-feira (4) em Feira de Santana, vai concentrar as chamadas 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). A unidade, que funciona no 1º Batalhão da Polícia Militar, vai atender aos moradores de Feira e de outros 16 municípios da região. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

De acordo com o coordenador do Cicom, capitão PM Rosuilson Cardoso, o sistema tem tecnologia necessária para absorver todas as ligações provenientes das localidades. Ele disse que a tecnologia adotada evita o congestionamento da central, mesmo em época de maior demanda, otimizando o tempo de resposta para o atendimento das chamadas. “A central facilita muito nosso trabalho, porque, quando recebemos as chamadas de emergência, imediatamente acionamos uma viatura ou o Corpo de Bombeiros para ir até o local”, ressaltou o capitão.

Na central foi empregado um aporte tecnológico que abrange insumos de rádio fixos, veiculares e portáteis (hand talk). Na sede do Cicom, atuarão de forma integrada prepostos das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, havendo possibilidade de aumento dos serviços à população com a inserção futura do trânsito municipal e Samu, criando um ciclo completo no atendimento qualificado à população.

O Cicom de Feira de Santana é o terceiro inaugurado na Bahia – o primeiro foi em Alagoinhas, e o segundo em Porto Seguro. O secretário da Segurança Pública afirmou que até abril devem ser inaugurados mais dez centros integrados de comunicação. A previsão é de que até 2014 a Bahia tenha 22 Cicoms.

Para o governador, o centro de comunicação dá mais agilidade ao policiamento de rua. “Toda a demanda policial vai ser direcionada para a central. Vamos fazer outros centros como este em toda a Bahia, a fim de dar uma resposta mais rápida às chamadas de emergência”.

O Cicom atenderá às cidades de Feira de Santana, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição de Feira, Terra Nova, Saubara, Teodoro Sampaio, Santo Estêvão, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Serra Preta, Itatim, Antônio Cardoso e Anguera. O efetivo empregado será de aproximadamente 20 atendentes, 24 policiais militares, seis policiais civis e seis bombeiros.
Visita às obras da Avenida Nóide Cerqueira
Ainda em Feira de Santana, Wagner visitou as obras de complementação da Avenida Nóide Cerqueira. A ampliação e a urbanização contam com investimentos de mais de R$ 23,6 milhões. A nova via compreende 8,1 quilômetros de pista dupla pavimentada, com três faixas cada, canteiro central, passeios laterais, ciclovia, iluminação pública, sinalização e paisagismo. A previsão é de que as obras sejam concluídas em janeiro de 2014.

A avenida, que liga o Parque de Exposições de Feira ao Viaduto Getúlio Vargas, é utilizada por motoristas como via alternativa para escapar dos congestionamentos. “Estamos contentes com a obra, porque vai facilitar o acesso aos bairros de Feira sem precisar ir pela via contorno, evitando os congestionamentos”, declarou o conferente João Carlos Sousa, 46 anos.

Além da Nóide Cerqueira, mais três avenidas serão recuperadas em Feira de Santana. Para isso, o governador assinou ordem de serviço autorizando a realização do projeto para a obra nas avenidas Ayrton Senna, Iguatemi e Itatiaia.
                                                   Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA