Greve dos Bancários: confira as dicas do Procon para evitar cobrança de encargos


As empresas são obrigadas a oferecerem alternativas. Caso a empresa não disponibilize outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito através do registro do protocolo da ligação, além de prestar uma reclamação junto ao Procon.

Paulo José/Acorda Cidade



Com a possível paralisação dos funcionários dos bancos a partir dapróxima terça-feira (18), a Superintendência Municipal de Proteção eDefesa do Consumidor(Procon/Feiraapresenta algumasorientações sobre os direitos do consumidor no pagamento de suascontas enquanto as atividades dos bancários estiverem suspensas.
Procon/Feira orienta que consumidores procurem canaisalternativos para quitar as dúvidasentrando em contato com aempresa e solicitem outra opção de local para efetuarem opagamento, a exemplo de internet, casas lotéricascódigo de barraspara pagamento nos caixas eletrônicosdentre outros.
As empresas são obrigadas a oferecerem alternativasCaso aempresa não disponibilize outro local de pagamento, o consumidordeve documentar esta tentativa de quitar o débito através do registrodo protocolo da ligaçãoalém de prestar uma reclamação junto aoProcon.
“É necessário que o consumidor se conscientize que, se não liquidarfaturaboleto bancário ou qualquer outra cobrança que saiba serdevedornão o isentará do pagamento se tiver sido disponibilizadooutro local para realizá-lo” explica o Superintendente Municipal deDefesa do Consumidor, Jorge Marques.
Segundo Jorge, esse é o melhor modo para não ter que arcar com acobrança de eventuais encargos e, aindapara que seu nome nãoseja enviado aos serviços de proteção ao crédito (ex.: SPC,SERASA). “O consumidor, em hipótese algumapode serprejudicado por problemas decorrentes da grevepois nãocontribuiu, em nada, para a sua realização”reitera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA