Temer afirma que PCC e Família do Norte fizeram 'pavorosa matança'

O presidente Michel Temer mudou o tom do seu discurso ao falar sobre as chacinas em penitenciárias brasileiras. Depois de considerar os ataques no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) um "acidente pavoroso", ele afirmou nesta quarta-feira (11) que as facções Família do Norte e PCC promoveram uma "pavorosa matança" em presídios, baseadas em "códigos próprios".

O presidente disse ainda que as duas facções se constituem "numa regra jurídica fora do Estado". Na manhã de hoje, Temer abriu a reunião do núcleo de Infraestrutura no Palácio do Planalto. 17 chefes de facções começaram a ser transferidos de Manaus para presídios federais.

"O meu desejo era de que daqui a alguns anos não haja necessidade de anunciar a construção de presídios, mas só escolas, postos de saúde, etc, mas o Brasil ainda tem um longo caminho. No momento, a realidade que nós vivemos exige naturalmente a construção de presídios para também retirar as condições, convenhamos, desumanas, em que os presos se acham", disse o presidente, ao destacar a superlotação de presídios brasileiros.


"Veja que eles têm até preceitos próprios e, para a surpresa nossa, até quando fazem aquela pavorosa matança, o fazem baseado em códigos próprios. Então, essa é uma questão que ultrapassa os limites da segurança, para preocupar a nação como um todo", ressaltou o presidente. Na semana passada, o governo antecipou o anúncio do plano nacional de segurança. Entre os pontos está a redução em 15% da superlotação dos presídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA